A rádio é mais que uma paixão é um verdadeiro amor.Pretendo dar a conhecer a todos os que visitam este blog uma nova perspectiva da rádio e da vida.
Acerca de mim
quinta-feira, dezembro 28, 2006
PROFISSIONALISMO
Analisei uma redacção de um jornal regional, só existem dois jornalistas. Os restantes cinco elementos não têm formação. Depois o resultado é um jornal, sem estrutura, tipo idade média.
Quando chegam os estagiários, não os deixam trabalhar por medo.
Infelizmente em Portugal, ainda existe a ideia que os cargos são vitalicios. Talvez, por este motivo as pessoas são tão incapazes e pouco eficientes.
quarta-feira, dezembro 27, 2006
RÁDIOS LOCAIS VERSUS NACIONAIS
A teoria da gap hypothesis ou diferencial de conhecimento alerta para o fosso entre pobres e ricos em informação. Alerta para a importância da proximidade que deve ser tida em conta, para atrair diferentes públicos, resultantes de estruturas socio económicas distintas.
Desta forma, nas rádios locais devemos apostar na proximidade. Ou seja, conquistar todos os tipos de públicos tendo em conta o que procuram na rádio.
As pessoas com um status socio económico elevado ouvem a TSF e a Renascença para saberem a informação. Quanto à música ouvem a RFM e a Comercial, mas ouvem a nível local a Hertz, a Cidade de Tomar...
O que leva os ricos em informação a ouvir as rádios locais?
Para além, de querem saber o que se passa nas suas terras, querem perceber as atitudes dos protagonistas. E conseguem descodificar a mensagem subjacente à elaboração de cada notícia.
Já os pobres em informação preferem as rádios locais, para aceder à informação. Quanto a rádios nacionais, a escolha é a Renascença, porque têm uma relação de fidelidade histórica (RR começou a emitir em 1938).
Se a rádio souber apostar no factor proximidade pode atingir a importância que detinha nos anos 20, mas nessa altura era a época dourada da rádio espectáculo.
Hoje, a rádio vive o el dourado informativo ,mas deve apostar muito mais na relação ouvinte- rádio para aumentar a sua grandeza.
terça-feira, dezembro 26, 2006
I WANT YOU BACK ...
Mas que raio de confianças são estas?! Mesmo sendo, um simples locutor de rádio a relação de proximidade tem limites! Em rádio devemos falar para o ouvinte, mas não numa perspectiva de conversa de café! Devemos colocar em prática o conceito de linguagem média.
Pode perguntar, os animadores não têm código deontológico! Não são jornalistas!
Tudo bem, mas os animadores são a cara da estação. São também eles que estabelecem a relação de empatia com os públicos.
A primeira vez que se ouve, até se acha piada. À segunda vez, começamos a questionar!
Imaginemos que um jornalista de renome abre a edição das 9 h da manhã a dizer: " são 17 os portugueses que ganharam o grande prémio do totoloto. Já viu o seu azar, você não é um dos escolhidos pela sorte!
O jornalista estava assinar a sua sentença de morte.
sexta-feira, dezembro 22, 2006
HERTZ COM MUITA QUALIDADE
Primeiro apresenta-se o jingle sem erros, normalizado. Depois ouve-se os erros cometidos e no final, um spot com uma canção: A rádio Hertz deseja a todos vós...
Isto é qualidade e maturidade. Enfim, mostra-se que também as rádios locais podem inovar, surpreender e conquistar outros públicos.
Num país onde ainda existem tantos velhos do Restelo espalhados nas rádios esta é uma atitude louvável.
terça-feira, dezembro 19, 2006
SUPLEMENTO RADIOFÓNICO
Enfim, uma boa surpresa de Natal. Visitem o blog porque ajuda a perceber o mundo da rádio, mas também o mundo do jornalismo.
segunda-feira, dezembro 18, 2006
sábado, dezembro 02, 2006
RR APOIA «NÃO » À DESPENALIZAÇÃO DO ABORTO
A Rádio Renascença situa-se inequivocamente do lado da vida e do «não» perante a pergunta posta a sufrágio», refere uma nota lida aos microfones da emissora católica antes do noticiário das 8:00 horas.
A rádio ressalva, no entanto, que nos seus espaços informativos «actuará com a objectividade própria dos meios de comunicação social e saberá, por isso, distinguir factos e propaganda, notícia e opinião».
A Renascença defende que «o ser humano tem que ser respeitado como pessoa desde o primeiro instante da sua existência» e que o direito à vida «não deriva do reconhecimento por quem quer que seja, existe antes de ser reconhecido e é absolutamente injusto ofendê-lo e recusá-lo».
Para os responsáveis da emissora católica, o novo referendo à legalização do aborto «é mais uma tentativa num caminho que muitos querem que termine apenas na liberalização total».
«Não é desta forma que se resolvem problemas de ordem jurídica, social, económica ou psicológica que a todos preocupam, porque os males combatem-se nas suas causas sem demissões culpáveis dos que têm que educar, escolher a maternidade e a paternidade responsáveis e proporcionar dignas condições de vida a todas as famílias», acrescenta a nota.
O Presidente da República marcou, quarta-feira, o referendo sobre a despenalização do aborto para 11 de Fevereiro, data que foi considerada adequada por parte dos partidos políticos e dos movimentos de cidadãos.
Os partidos com representação parlamentar manifestaram-se a favor da data de 11 de Fevereiro, escolhida pelo Chefe de Estado para a realização do referendo sobre despenalização do aborto.
PS, PCP e BE garantiram já que irão fazer campanha pelo «sim», enquanto o PSD apelou à «despartidarização» da consulta e o CDS-PP, único partido com posição oficial pelo «não», pediu uma votação inequívoca mas serena.
A data de 11 de Fevereiro foi igualmente bem recebida pelos movimentos de cidadãos que vão intervir na campanha do referendo, que vai decorrer entre 30 de Janeiro e 9 de Fevereiro.
Tanto a plataforma «Não Obrigada» como os três movimentos anunciados pelo «sim» consideraram que a data escolhida permite o tempo suficiente para o esclarecimento dos portugueses.
Fonte: Diário Digital
TSF COM NOVA GRELHA
Com o título «Caras», a campanha tem a assinatura da FCB e pode ser vista a partir desta quarta-feira na imprensa, e de dia 6 de Dezembro na televisão e outdoors.
Fonte: Diário Digital
sexta-feira, dezembro 01, 2006
SER OU NÃO SER
Mas a vida por vezes é mais complexa do que contar uma história!
Muitos de nós apenas querem viver a sua história! Enfim, em rádio muitos de nós apenas queremos viver o nosso espaço radiofónico e nada mais! Só que a nossa vontade não é soberana! Impera acima de nós, um mundo que não conhecemos!É nessa altura que entendemos que contar uma história é ir além! Navegar tal qual pirata no meio da tempestade! Mesmo nos dias de bonança devemos estar alerta!
Rádio Sempre e com a mesma força de quem espera pelo dia em que vai partir sem voltar!
Porque até no último minuto se respira o ar que nos alimenta e mantém presos a vida repleta de contrariedades. A rádio é isso tudo e muito mais! Por mais que se negue e se queira desistir de gostar dela, ela toca-nos e diz-nos: não te esqueças de mim!
segunda-feira, novembro 27, 2006
ERA UMA VEZ ...
Nesse reino de faz de conta, quem tinha olho era rei, nem que fosse um monarca imprestável e intragável!
Um dia, o reinado chegou ao fim, o rei caiu. Os súbditos imprestáveis foram enviados para bem longe e começou um novo reinado. Começou o reinado onde o rei tinha que se formar academicamente e não podia ser um simples padeiro, no reino do faz de conta! Agora, a história era outra, os erros não eram admitidos.
quarta-feira, novembro 22, 2006
RCP COM NOVO FORMATO
A partir dessa data, o novo projecto vai funcionar localmente em cinco cidades - Porto, Braga, Viana do castelo, Aveiro e Coimbra -, sendo que todas as frequências serão coordenadas localmente pelas respectivas equipas.
Durante cinco horas diárias, a emissão irá repartir-se entre a frequência nacional e as cinco regionais.
Segundo Luís Osório, director da RCP, as emissões vão ser dedicadas às «angústias, problemas e anseios das populações locais».
O modelo é semelhante ao da Cadena SER, estação de rádio espanhola detida pela Prisa.
Fonte: Diário Digital
domingo, novembro 12, 2006
SIMPLESMENTE AMOR

Porque tenho medo de nunca mais te voltar a dizer, embora tu saibas: amo-te avó!
Até porque o tempo vai-se esgotando, as dores vão aumentando. E o corpo começa a dar provas que tudo tem limite! Embora já o tenha dito uma série de vezes, acho que devo dizer-te enquanto podes ouvir e responder! Pois o amor é algo que é feito de sacrificios! Só ama realmente quem consegue sacrificar-se pelo outro! Quem é capaz de dizer: só quero que estejas feliz. E tu consegues, a cada dia que passa, dar o teu melhor. Apesar, do peso da idade, a Emília menina, ainda vive em ti. E, é ela que te move naqueles dias, em que a anciã, pede para ficar sentada e descansada!
É a menina que durante tantos anos andou pelas estradas da Vila d'El Rei, que hoje leva pela mão, a vida!
O sorriso, o olhar, os lábios cansados, as rugas e os cabelos brancos não deixam que a menina do Brejo Fundero, pare! Fazem com a menina, agora moça de avançada idade, avance no tempo e recue com a nostalgia e garra de quem tem um filho! A vida, essa é para ser vivida da melhor maneira. Por isso, o lema é lutar até ao fim! As dores podem ser muitas, as tristezas acumuladas de uma vida, mas também tens em ti, a garra de quem sempre teve a vida nas mãos.
sábado, novembro 11, 2006
TÓQUIO QUER QUE RÁDIO PÚBLICA EMITA PEÇAS CONTRA PYONGYANG
A polémica foi desencadeada depois de um comité assessor do Ministério da Administração Interna e Comunicações nipónico ter aprovado a proposta governamental de ordenar ao canal de rádio da cadeia pública NHK a emissão internacional de programas sobre sequestros de japoneses pela Coreia do Norte.
Antevê-se que o ministro da Administração Interna e Comunicações, Yoshihide Suga, emita a ordem ainda esta semana, apesar das crescentes críticas dos que consideram tratar-se de um ataque aberto à liberdade de imprensa.
Fonte: Diário Digital
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM DEBATE NA ANTENA1
O tema será comentado pelo secretário de Estado do Ambiente e analisado numa reportagem assinada por Arlinda Brandão.
O mesmo espaço dedica tempo de antena ao encerramento do Congresso do PS em Santarém, que termina domingo.
Tempo ainda para uma conversa com José Saramago e Mário Galego sobre os segredos da Azinhaga do Ribatejo, terra-natal do Nobel da Literatura.
Fonte: Diário Digital
GUNTER GRASS
A entrevista que deu durante a sua passagem por Lisboa em Novembro será o mote de duas edições de «Biblioteca Virtual».
O escritor alemão passou pela capital portuguesa para inaugurar uma exposição de pintura e ler excertos da obra «Descascando a Cebola», a sua polémica autobiografia.
Poucos dias antes da publicação do livro na Alemanha, o Nobel da literatura em 1999 revelou que, aos 17 anos, se alistou voluntariamente nas Wafen SS, uma unidade de elite nazi, provocando a indignação na sua terra natal e um pouco por toda a Europa.
A resposta às críticas e a razão pela qual só agora escreveu a sua autobiografia serão desvendadas pelas 12:35 e novamente às 16:35 na Rádio Europa Lisboa.
Fonte: Diário Digital
ARMANDO TEIXEIRA CONVIDADO DO «DISCOFONIA»
Armando Teixeira é o convidado de hoje do «Discofonia», da Rádio Europa Lisboa (90.4 FM), programa que vai para o ar às 19:05 e repete no domingo às 21:05 horas.
O músico, conhecido de grupos como os Boris Ex-Machina, Bizarra Locomotiva ou Da Weasel, volta agora ao seu projecto de canções em português, a que chamou Balla.
Apresentado esta semana ao vivo, em várias lojas FNAC, «A Grande Mentira» é o terceiro disco dos Balla.
A edição de «Discofonia» é de Mafalda Costa.
Fonte Diário Digital
segunda-feira, outubro 30, 2006
RÁDIO HOJE, RÁDIO AMANHÃ, RÁDIO SEMPRE
Podem tirar-nos a rádio, mas não nos tiram o amor e o prazer de amar!
Um dia chegaste à minha vida, bem silenciosa, entraste, sorriste e marcaste!Quando te vi, nem notei, parecias tão tranquila, quieta e insignificante!
Rodeaste todos, tentavas que também eu entrasse, sentasse e ficasse para sempre contigo!
Pouco a pouco, foste entrando na minha vida, fazendo parte do meu "eu"!
Quando me apercebi, eras o "eu" que me faltava, e me guardava do mundo!
Ficarás para sempre em mim e comigo! Rádio até SEMPRE.
CARLOS MARQUES ASSUME DIRECÇÃO DA MCR
O novo director comercial já estava no grupo MCR com funções nas áreas de tecnologias de informação e comunicação, tendo desenvolvido o projecto online Cotonete, dedicado à área da música.
Fonte: Diário Digital
domingo, outubro 22, 2006
PROFISSIONALISMO EXIGIDO
Nesta nova fase da Rádio encontramos magia, agora já estamos na era digital, onde a internet e a rádio estabelecem uma simbiose.
As rádios locais deviam de apostar mais num contacto ouvinte a ouvinte, aquilo que em publicidade se designa por marketing directo.
Hoje em dia, cada pessoa pode fazer a sua rádio, existem uma série de mecanismos que o permitem. Desde telemóveis, onde se pode criar a nossa playlist até sistemas mais avançados de tecnologia. Tudo, em nome da qualidade de vida e do bem-estar pessoal, que hoje é exigido.
sábado, outubro 21, 2006
MAIS DE 2,4 MILHÕES DE PORTUGUESES OUVEM RÁDIO NO CARRO
Neste estudo foram contabilizados 2.441 mil residentes no continente, com 15 e mais anos, que costumam ouvir rádio no carro. Um número que representa 29,4% da amostra em análise.
A casa é o segundo local mais referido, por 28,4% destes indivíduos, seguida do local de trabalho, que regista 10,2%. Há ainda 1,2% de indivíduos que dizem ouvir rádio noutros locais.
Fonte: Diário Digital
sexta-feira, outubro 20, 2006
RÁDIO PARA SEMPRE E SEMPRE
Gostava de voltar à década de 80 e fazer rádio pirata!Afinal, a rádio tinha uma magia inesgotável. Esse brilho desaparece a cada dia que passa, graças às asneiras que os homens e mulheres fazem!
"Rádio até sempre" ,para mim, esta palavra tem muita importância, significa que hoje posso deixar de fazer rádio, mas quando voltar a rádio , está à minha espera, no mesmo sítio.
domingo, outubro 15, 2006
RCT COMEMORA 17 ANOS
No próximo sábado o Corredor da Informação comemora 6 anos de vida. Por isso, este programa de informação vai realizar um especial informativo. Não perca mais pormenores no blog corredordainformacao.blogspot.com
segunda-feira, outubro 02, 2006
CORREDOR COM EXCLUSIVO
Um tema que promete surpreender todos aqueles que pensam que Portugal é um país desenvolvido.
Não perca no próximo sabado a reportagem " Inimigos do Ambiente" na RCT às 8h30 da noite.
Pode sempre aceder à mesma através do blog: www.corredordainformacao.blogspot.com
RENASCENÇA COM NOVA IMAGEM E CONTEÚDOS
Uma das novidades é um novo programa de debate. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o ex-presidente da República Jorge Sampaio vão debater, juntos, temas da actualidade.
O novo formato contará ainda com a participação de uma terceira figura da sociedade portuguesa, muito provavelmente da área do PSD, além de Francisco Sarsfield Cabral, o moderador do debate.
O programa deverá ir para o ar uma vez por mês e ao fim-de-semana, debatendo-se a actualidade nacional e internacional.
A emissora vai também renovar o seu site na Internet, www.rr.pt, e assumir um novo logótipo.
Equacionada está também a hipótese de mudança de instalações da Rua Ivens, no Chiado.
Fonte: Diário Digital
domingo, setembro 17, 2006
TEMOS PENA...
Até lá RÁDIO ALWAYS
sábado, setembro 16, 2006
CORREDOR COM BLOG

O programa de rádio, Corredor da Informação tem um blog. A partir de hoje pode conhecer várias informações através do blog do Corredor.
Apresenta vários aspectos relevantes: Destaques do Dia, Informações Útéis e Revista de Imprensa.
É desta forma que o Corredor pretende estar em permanente contacto com os seus ouvintes, e assim mantê-los informados.
A Melhor Informação é em corredordainformacao.blogspot.com
sábado, agosto 26, 2006
ADORO-TE
Quando me disseste que me apoiavas, e que gostavas muito de mim e que apenas querias que fosse feliz, derreteste o bloco de gelo, que costumo colocar para não sofrer!
Mas valeu a pena, perceber o quanto me amas, consegues levar-me às lágrimas e até esquecer que a partir de hoje, tudo será diferente, a minha VIDA vai mudar a 180º graus!Estou pronta!
sábado, agosto 05, 2006
SIMPLESMENTE GRATIDÃO

Dizem que os AMIGOS são a família que nós escolhemos. Por isso mesmo tenho orgulho nos meus verdadeiros amigos. Aqueles que são de ontem, de hoje e possivelmente de amanhã! São pessoas que me conquistaram e que talvez também, eu os tenha conquistado de alguma forma.
Os amigos que me conquistaram e merecem a minha gratidão e que têm o meu carinho são poucos, mas todos com muita qualidade! Como diria alguém: “qualidade upa, upa!”
Por isso, decidi escrever algo que transmita o carinho, o amor e a ternura que sinto por todos vós.
Para ti minha afilhada, Patrícia Ferreira, basta dizer sempre e para sempre!
Às minhas manas do coração, Dayana Delgado e Liliana Santos tenho a dizer, obrigada pelo lindo coração que têm. A honestidade, a simplicidade e a confiança são algumas das palavras que vos definem.
Para a minha amiga Sandra Diogo, companheira nas lutas, obrigada por tudo o que és.
Quanto a meninos lindos, o meu grande amigo Luís Lopes dá cartas, nunca podia deixar de dizer, obrigada por tudo. Espero que este texto te mostre, que afinal, também posso tornar este blog mais emotivo e menos profissional.
Por último, e não menos importante, Jefferson Gomes, o homem da Rádio, o meu amigo, o meu primo!
Capaz de me fazer sorrir naqueles dias em que estou triste. A melhor prenda que me deu, foi dizer que um dia podia fazer Rádio em Cabo Verde. Quem sabe, a vida dá tantas voltas!
Para ti, meu amigo do coração lembra-te que nós gostamos da simplicidade e da honestidade, tem paciência quando encontrares alguém armado em “Chico esperto da Rádio”! Nós gostamos SIMPLESMENTE DE RÁDIO PURA! Lembra-te que valorizamos a nossa consciência, é o nosso metal precioso! Não devemos deixar que nos roubem a luz que guia o nosso caminho.
O meu grande amor é a Rádio, contudo, a minha mãe, a minha avó Emília e a minha estrela são as minhas segundas paixões. E também elas merecem que lhes diga que as AMO MUITO.
Existem pessoas que partem das nossas vidas, mas nem por isso esquecemos que um dia estiveram connosco. O meu avô foi uma dessas pessoas. Marcou a minha personalidade e continua a marcar. Era invisual, mas via muito melhor do que muita gente. Também a ele tenho que dizer: obrigada por tudo, e continuas no meu coração até que eu exista.
Quando amamos alguém devemos dize-lo sempre, porque um dia podemos acordar e reparar que a pessoa já não está ao nosso lado, porque nos esquecemos de lhe dar carinho. Este sentimento é tão bonito, mas tantas vezes esquecido pelos homens e mulheres dos nossos tempos. Parece que temos medo de dizer amo-te, fazes-me falta, preciso de ti! Preferimos ficar calados e ver partir todos os que amamos, só porque temos medo, que um dia nos abandonem. O pior é que o medo não nos leva a lado nenhum! Torna-nos frágeis e incapazes de inter agir com os outros. Temos que aprender que tudo na vida é um permanente risco e que a qualquer momento podemos perder tudo!
sábado, julho 29, 2006
REGRESSO LENTO
Este ano, sinto-me como alguém que vê a luz do dia, pela primeira vez. Crescemos e perdemos a coragem de dizer o que sentimos e passamos a dizer o que os outros esperam ouvir.
O amor é nos dias de hoje, algo muito complicado. O que existe é a vontade de estar com alguém por interesse, e esses são de distintas dicotomias.
Amar está fora de moda, é mais uma antiguidade exposta nas feiras tradicionais, onde só encontramos velharias.
DEONTOLOGIA JORNALÍSTICA- OS MÉDIA REGIONAIS
O objectivo deste estudo foi apresentar a deontologia praticada pelos jornalistas dos órgãos regionais.
A Rádio Antena Livre (Abrantes), a Rádio Cidade de Tomar (Tomar) e a Rádio Tágide (Abrantes - Tramagal) serviram de mote para perceber a deontologia praticada pelos jornalistas. Quanto a jornais, em destaque esteve o Jornal Cidade de Tomar (Tomar), o Jornal O Templário (Tomar) e o Jornal Primeira Linha (Abrantes).
A deontologia praticada pelos jornalistas do Público e da TSF foram as linhas de orientação para a elaboração deste trabalho académico.
Num país, onde são cada vez mais os licenciados em jornalismo, é necessário ser-se o melhor. Ser o melhor obriga a esquecer por vezes, os códigos deontológicos. Este facto contribui para que muitos profissionais prefiram o seu salário no final do mês ao invés de uma consciência leve. O peso a pagar pelo cumprimento de um código deontológico revela-se desta forma como algo demasiado caro.
A deontologia a nível regional processa-se tendo em conta os responsáveis pelos jornais, os chefes de redacção, os jornalistas e o público. O público dos média regionais não é tão exigente. Aos meios de comunicação social regionais, só exige que lhe ajudem a resolver os seus problemas.
A nível nacional, o público é exigente, quer se trate de ouvintes quer se trate de leitores. Hoje devido ao crescente nível de escolaridade da população portuguesa, a exigência vai-se tornando palavra de ordem. Este facto verifica-se quer a nível nacional, quer a nível regional (embora em menor escala).
No entanto, os jornais e as rádios regionais devem assumir um papel preponderante na definição de um novo tipo de jornalismo, baseado na deontologia. Cabe aos órgãos de comunicação social quer sejam nacionais ou regionais exigir a especialização dos profissionais, para que desta forma, surja um jornalismo altamente construtivo da sociedade.
quarta-feira, junho 28, 2006
RCP VAI COMPETIR COM A TSF
Numa fase inicial, apenas o período da manhã terá informação contínua, segundo informa hoje o Diário Económico.
À frente do novo projecto estará Luís Osório, responsável pela Media Capital Rádios, enquanto Emídio Rangel será consultor em situações pontuais, garante Manuel Polanco.
Fonte:Diário Digital
PARABÉNS CRISTINA LAIMEN
Na oitava edição destes prémios, as menções honrosas foram para Ana Sofia Fonseca, da Grande Reportagem, Luís Miguel Loureiro, da RTP, Henrique Botequilha e Gonçalo Rosa da Silva, da revista Visão, e novamente para a TSF, desta vez para João Paulo Baltazar.
Lançado pela primeira vez em 1999, os prémios AMI visam incentivar a abordagem jornalística de temas contra a intolerância.
Tive oportunidade de ouvir e até chorei!A beleza, a dor e a força de cada interveniente, fez-me lembrar os amigos que perdi, e amiga que está muito doente.
Quem vive de perto com esta situação sabe que a jornalista da TSF teve uma sensibilidade extrema para fazer o trabalho!PARABÉNS!Isto é jornalismo de qualidade.
ESTAMOS DE VOLTA
terça-feira, junho 06, 2006
SAUDAÇÕES RADIOFÓNICAS
Regressamos daqui a um mês com mais notícias sobre rádio. Até lá, seja feliz e faça alguém feliz, se possível ouvindo RÁDIO.
ESTAÇÃO DE RÁDIO INGLESA SUSPENDE MÚSICAS DE JAMES BLUNT
Os temas fazem parte do primeiro álbum do músico, «Black to Bedlam», que desde 2005 já vendeu mais de sete milhões de exemplares em todo o mundo.
De acordo com o programador da rádio Chris Cotton, as editoras exercem pressão para que certas músicas sejam tocadas inúmeras vezes durante a programação das estações, o que, nem sempre coincide com o gosto das audiências.
«Nós não temos nada contra Blunt, mas realmente precisávamos de um tempo», concluiu Cotton.
Fonte: Diário Digital
segunda-feira, junho 05, 2006
RÁDIOS REGIONAIS
Na primeira parte da conferência disseram tudo aquilo que qualquer um de nós sabe, basta fazer rádio.
Quando se deu a possibilidade do público expor as suas opiniões, o momento foi de revelação. Os jornalistas, os locutores e os directores presentes eram alguns, de Rádios Regionais. Que através das suas intervenções conseguiram provar que um dos oradores que dizia conhecer bem as rádios locais, porque até tinha feito uma visita a todas as rádios locais, estava enganado.
O momento que mais me arrepiou foi quando um jornalista que emocionado começou por dizer que fazia rádio desde muito novo, que tinha o amor pela Rádio. Este contou que a sua rádio se depara com o famoso problema das quotas de música. Outro dos aspectos importantes defendidos por este jornalista foi o facto de ultimamente as rádios locais serem compradas por grupos empresariais de renome da área da comunicação social.
No meio de tantas intervenções, ainda pensei se deveria intervir, até porque conheço o meio e fiz um estudo de cariz académico sobre o tema. Mas quando ouvi a resposta que um dos oradores deu ao jornalista anteriormente referido, pensei que não valia a pena.
Talvez tivesse sido proveitoso falar-se na formação deontológica dos jornalistas e dos aprendizes! Hoje sabemos que nestas rádios, ainda trabalham pessoas sem qualquer formação académica, mas em alguns casos fazem bons trabalhos. Até porque ser uma boa ou má pessoa não é sinónimo de ser um bom ou mau jornalista. Há de tudo!
Mesmo nas Universidades e Politécnicos onde se formam jornalistas que por vezes têm cadeiras de deontologia, chegam ao mercado de trabalho e esquecem tudo.
O importante é fazer um trabalho com qualidade jornalística e deontológica.
Nas Rádios Regionais, os meios são outros! Não há dinheiro, a não ser que se queira estar dependente de qualquer tipo de poder! Conheço casos de jornalistas que receberam uma advertência da Comissão da Carteira Profissional porque angariaram publicidade! Um deles disse-me: “Se não ajudar a empresa como é que posso garantir o meu trabalho?”
Uma formação profissional a todos os níveis, uma legislação de acordo com as realidades socais das rádios pode ditar um novo rumo para as Rádios Regionais. Não se deve pensar que uma rádio de Lisboa é igual a uma rádio de Tomar, porque não é! Tem que se ter em conta que uma rádio do norte é diferente de uma rádio do sul! Como uma rádio da litoral é diferente de uma rádio do interior. É percebendo as diferenças culturais, os problemas financeiros e os objectivos de cada rádio que podemos melhorar a qualidade das Rádios Regionais!
sábado, junho 03, 2006
FEDERAÇÃO DE JORNALISTAS DENUNCIA CULTURA DE VIGILÂNCIA NA UE
Fonte: Diário de Notícias
terça-feira, maio 30, 2006
RÁDIO CLUBE RECUPERA TRADIÇÃO DAS TELENOVELAS
«O Penúltimo dia» tem como cenário Lisboa e conta a história de uma cidade que sofre de uma maldição, narrando factos como o terramoto de 1755 ou a morte dos Távoras.
A história foi escrita pelo argumentista Alexandre Borges, que enuncia uma profecia que se arrasta até aos dias de hoje e que apenas termina quando uma peste destruir completamente a cidade.
Alexandre Borges já escreveu «Dez Histórias de Amor em Portugal», «Histórias Secretas de Reis Portugueses» e «Heartbreak Hotel».
Fonte: Diário Digital
RDP DISPONIBILIZA CONTEÚDOS NA INTERNET E CRIA RÁDIO MOZART
A RDP apresentou ainda a Rádio Mozart, emititida exclusivamente pela Internet e que visa celebrar os 250 anos do nascimento do compositor austríaco.
Os novos projectos surgem numa altura em que «a rádio pública enfrenta novos desafios e responsabilidades», de acordo com o director de programas, Rui Pêgo. «Aumentar os novos conteúdos, flexibiliar a escuta, criar novos serviços e novas experiências» são algumas das formas de superar esses desafios. Trata-se no fundo de «uma tentativa de proteger a rádio, expandindo-a», acrescentou o director de programas.
Fonte: Diário Digital
MIGUEL FREITAS

Decidi que deveria escrever-te alguma coisa, para agradecer a ajuda dada. Tens sido um grande e bom amigo. Obrigada por estares ao meu lado sempre que preciso. Mas afinal radio always...
Do fundo da alma desejo que consigas realizar os teus sonhos, tal como me apoias para que realize os meus. Dreams, são uma constante na vida.
terça-feira, maio 23, 2006
MI SUSPIRO...
Que suspiro desde el alma más fuerte que el calor del amor que el suspiro que hoy te envío no es sólo para que me entregues tu aire, amor.
Que profundo es este sentimiento que sin habla nos ha dejado que el silencio nos invaday vivamos cubiertos de él.
Que alivio es dejar dentro de miese aire, olor a lo más dulce a lo más sabroso que existe e neste alrededor.
Solo te entrego un suspiro proveniente del sol solo te entrego vida mía todo lo que soy.
Fonte: Karllayda
RÁDIO PARA CÃES LANÇADA NA TAILÂNDIA
De acordo com o proprietário, Anupan Boochuen, ouvir música tem um efeito benéfico no comportamento dos cães. «Reparo que os caes costumam respondes à música. Alguns abanam a cauda, outros estão deitados e levantam a cabeça», diz.
De acordo com a imprensa do país, Boochuen pretende contratar dez estudantes da sua escola para trabalhar como DJ na rádio. Para o proprietários, «uma das principais qualidades necessárias é ser capaz de ladrar bem, porque os nossos ouvintes são os cães. Os animadores podem ter que fazer sons diferentes, de ladrar a ganir, de acordo com a disposição transmitida pela música».
Fonte:Diário Digital
TSF ALTERA GRELHA PARA COBRIR O MUNDIAL 2006
A estação de rádio estreou na passada segunda-feira o «Diário do Mundial», com cinco edições diárias, sempre actualizadas, nos horários nobres da rádio.
«A TSF mudará durante este período, algumas alterações começam já esta semana», revelou o director da TSF, José Fragoso. «Teremos seis a sete horas de emissão dedicada ao Mundial», acrescentou. A TSF vai emitir também os relatos dos jogos.
Outra das apostas da emissora para o Mundial de Futebol é o «Especial Selecção» que vai para o ar às 15:10 horas. Além disso, «Bancada Central do Mundial» e «Sinais Mundial» vão adquirir forma em Junho, pois a equipa vai sair do estúdio para trabalhar na Alemanha, onde terá oportunidade de contactar directamente com a selecção nacional. Fernando Correia vai fazer o programa a partir de lá e relatar os jogos que têm transmissão na estação.
Já Fernando Alves vai focalizar a sua rubrica «Sinais» no que rodeia a competição.
José Fragoso anunciou ainda que a TSF vai contar com o trabalho de dois jornalistas estrangeiros, um angolano e um brasileiro.
Na Internet, através do «Flash Interactiv», vai estar disponível mais informação sobre todas as equipas em prova e os seus historiais em campeonatos anteriores.
Fonte: Diário Digital
sexta-feira, maio 12, 2006
RR ASSINALA UM ANO DA MORTE DE JOÃO PAULO II
Num projecto dos jornalistas Aura Miguel, Ana Paula Santos e Pedro Mesquita, serão apresentados alguns momentos marcantes da vida de João Paulo II, passando pelas suas visitas a Lisboa e a cumplicidade com os jovens.
Além das entrevistas com Borges de Pinho, professor de Teologia, sobre as encíclicas de João Paulo II, e com o Padre Alberto Silva, missionário camboniano, a RR oferece também testemunhos de quem privou com o Papa.
O antigo secretário pessoal e actual cardeal de Cracóvia, D. Stanislaw Dziwisz, e o grande poeta polaco e seu amigo pessoal, Marck Swarnicki, darão também o seu contributo para a programação de homenagem ao ex-chefe do clero.
Fonte: Diário Digital
segunda-feira, maio 08, 2006
RDP PREPARA LANÇAMENTO DE PODCASTS DA ANTENA 1, 2 E 3
«Para já, são conteúdos que difundimos na emissão hertziana, em alguns casos com formato especial, mas o caminho é desenvolvermos produtos específicos para podcast», adiantou.
Rui Pêgo considera este passo «inevitável», pois «a rádio tem que encontrar difusão em todas as plataformas que a põem em contacto com os consumidores».
Fonte:Diário Digital
sexta-feira, maio 05, 2006
RÁDIO PARA SEMPRE
A menina dos meus olhos chama-se rádio e sempre se chamará...
O meus amigos acham piada como prefiro a rádio a um namorado, não entendem que a rádio não me desilude! Os homens são todos iguais, desiludem!
Rádio sempre e para sempre, é como se fosse um casamento.
quinta-feira, maio 04, 2006
PARA TI ...
Depois de saber da tua doença, a dor invadiu o meu coração. Já perdi um amigo com o mesmo problema e ainda hoje sinto a falta dele.Não quero perder-te nunca! Dizem que quando se gosta de alguém, essa pessoa nunca morre. Acredita, que no meu coração ficas para sempre.
Quem me dera poder dar-te a saúde que mereces! Se tu soubesses como fico triste, quando penso em ti e naquilo que a vida te fez!
Mas o orgulho invade-me a alma, quando me lembro da enorme coragem com que enfrentas o problema!
Sabes, admiro as pessoas que lutam de frente pelo que querem! Tu decidiste ficar e viver!
Fazes de cada dia, um novo dia, ajudando os outros.
Quando escuto os Humanos, "vou viver até quando eu quisser!" lembro-me de ti!
Obrigada por existires!
RADIO DE HONG KONG VAI TRANSMITIR PROGRAMA GAY CHINÊS
O programa incluirá entrevistas e intervenções dos ouvintes e, segundo a sua directora, Vera Lee, «é uma plataforma para que os gays partilhem os seus pontos de vista e sentimentos».
A homossexualidade era considerada um «distúrbio mental» pelas autoridades chinesas até 2001, e a sodomia era ilegal até 1997.
Em Hong Kong a homossexualidade era ilegal até 1991, quando o território ainda era uma colónia britânica.
Fonte:Diário Digital
quarta-feira, maio 03, 2006
PROVEDOR DA RÁDIO
"O provedor tem que medir muito bem aquilo que escreve", disse na apresentação do livro "Para Compreender o Jornalismo" Estrela Serrano.
Continuarei a defender que jornalismo com qualidade, só com provedor e Ordem dos Jornalistas.
Em suma, o objectivo da minha monografia foi provar que é necessário a criação da figura do Provedor como a criação da Ordem dos Jornalistas.
OUVINTES DE RÁDIO DIMINUÍRAM EM 300 MIL NO PRIMEIRO TRIMESTRE
A Audiência Acumulada de Véspera (AAV), que indica a percentagem de indivíduos que ouviram rádio ao longo de um dia, independentemente do tempo despendido, cifrou-se nos 56,9%, valor que compara com os 60,6% observados há um ano.
As únicas emissoras que registaram subidas na AAV foram a Rádio Comercial (+ 5,4%) e a Rádio Clube (+3,2%), da Media Capital, e a estatal Antena 2 (+16,7%).
A RFM manteve a liderança das audiências, com um valor acumulado de 1,03 milhões de ouvintes, ou seja 12,4% do total. No entanto, a emissora do grupo Renascença apresentou uma quebra de 8,1% na AAV face a Março do ano passado.
HIP-HOP VAI TER NOVO PROGRAMA DE RÁDIO
Em declarações à agência Lusa, Sofia Peralta, da Very Deep, explicou que o programa, que já teve duas emissões-piloto - «para definir os moldes e perscrutar audiências» - irá para o ar aos sábados, das 21:00 às 23:00, na Foxx FM (1 07.2, em Lisboa e Porto).
«No próximo sábado, dia 29, será o primeiro programa com a estrutura de finitiva», explicou Sofia Peralta, afirmando-se satisfeita com as audiências, «que apontam para 70 a 100 mil ouvintes no Norte e cerca de 30 mil em Lisboa e arredores».
O programa na Foxx FM, antiga Rádio Cidade, trilha o caminho rasgado por «Nação Hip-Hop», que Rui Miguel Abreu mantém na Antena 3, mas pretende «chegar mais ao hip-hop de bairro», segundo a responsável.
Revelar novos talentos e dar a conhecer ao público o hip-hop português de qualidade são os objectivos imediatos do programa, cuja estrutura incluirá o disc jockey (Dj) Nelassassin na locução, Bruno Lobato nas entrevistas, animação sound system com Praga (da banda Nigga Poison) e animação dance hall e reggae com o Dj Selecta Lexo.
Fonte:Diário Digital
RÁDIO LEVA OUVINTE AO SHOW DE MADONNA NOS EUA
Para participar da promoção, os ouvintes devem ligar para (0/xx/11 )3253-4000 ou acessar o site da rádio (www.mixfm.com.br) e dizer o que fariam para ver a cantora de perto. O autor da resposta considerada a "mais comovente" leva o prêmio, que inclui ainda uma camiseta exclusiva e o CD "Confessions on a Dancefloor". O sorteio será realizado em junho.
No último fim de semana, Madonna fez uma espécie de pré-estréia do seu show, no festival de Coachella (Califórnia). Em discurso, a popstar criticou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
"Confessions on a Dance Floor", álbum lançado no ano passado, fez sucesso em diversos rankings internacionais, entre eles os dos Estados Unidos e da Europa. "Hung up" e "Sorry", os dois primeiros singles, entraram nos primeiros lugares das paradas mundiais. A terceira música de trabalho do disco é a faixa "Get Together".
FONTE:Rádio Grande FM
terça-feira, maio 02, 2006
MIGUEL FREITAS
Quando começamos a falar de rádio nunca acabamos!Quero que saibas que falar contigo sobre RÁDIO é fantástico. Mas quando falo de rádio dizem que ganho um brilho no olhar, viva À rádio...
MIGUEL CONTIGO ATÉ AO FIM, RÁDIO PARA SEMPRE!
O MEU AMIGO DO CORAÇÃO
Com ele aprendi várias coisas sobre rádio. É como se fosse um irmão mais velho.
Normalmente dá-me nas orelhas por não querer gostar de ninguém! E na brincadeira até já o convidei para ser o meu padrinho quando me casar.Falta arranjar o noivo...Qualquer dia aparece por aí montado num cavalo branco;O)
Mas o que interessa é que este amigo é daquelas pedras valiosas que raramente aparecem na nossa vida.
Para ti Zézinho, um beijo do tamanho do mundo com muito carinho.
RÁDIO
A primeira nacionalização levou o país a enfrentar o Paraguai num conflito que acabou conhecido como "Guerra do Petróleo". À época a companhia norte-americana Standart Oil perdeu a concessão. A segunda nacionalização atingiu outra companhia dos Estados Unidos, a Gulf Company.
Agora, a medida afeta 20 empresas multinacionais: Petrobras, Repsol, British Gas e British Petroleum e Total, entre outras companhias.
Situações parecidas também ocorreram no Brasil. Em 1958, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, nacionalizou a Bond & Share e a ITT. Antes disso, em 11 de abril de 1938, o presidente Getúlio Vargas havia deixado só com o país as reservas de petróleo do subsolo nacional. Dezoito dias depois, fez o mesmo com as refinarias.
Também em 1938, o México adotou a lei de Expropriación Petrolera, transferindo os poços de petróleo que pertenciam a companhias norte-americanas, criando a Pemex (Petróleos Mexicanos).
Na Argentina, Juan Domingo Perón, na década de 40, submeteu o país a uma onda de nacionalização. Constaram da lista estradas de ferro, telefônicas, companhias de gás e de energia elétrica, pesca, transporte aéreo, aço e o setor de seguros.
O caso peruano ocorreu na década de 60, quando Velasco Alvarado deu um golpe de Estado e, na primeira semana de governo, nacionalizou a IPC (International Petroleum Company), principal exploradora de óleo no país.
No Chile, a nacionalização ocorreu em 1971 com Salvador Allende. Empresas que exploravam cobre e os bancos privados foram expropriados.
Fonte:Folha Online
sexta-feira, abril 28, 2006
quinta-feira, abril 27, 2006
quinta-feira, abril 20, 2006
terça-feira, abril 18, 2006
segunda-feira, abril 03, 2006
quarta-feira, março 29, 2006
"UPA...UPA..."
Palavras novas vão surgindo e eu vou rindo de cada inovação!A minha alma fica estupefacta de tanto conhecimento!Algumas enquanto esperam pelas aulas vão teclando no tlm.Outras conversam da vida de cada um!Eu por momentos penso que estou noutro planeta!Eu nem mando mensagens nem falo na vida de ninguém.
Digamos que ali assumo uma posição à parte de tudo e de todas!Tou na minha vidinha com as minhas coisitas.
Para começar existem já palavras que devemos conhecer:
integral-intregral
bebida-boída
potássios-putássios
Hidroginástica-Hedriginástica
Por vezes tenho vontade de as corrigir mas não vale a pena!São felizes assim!Ainda poderiam levar a mal e eu prefiro esquecer o que ouvi.
AVENTURAS EMOCIONANTES
sexta-feira, março 24, 2006
Manifesto
Num certo sítio onde se aprendem as técnicas da rádio,um casal decidiu gozar com uma rapariga, por esta não conseguir dizer o texto sem se enganar!Era a primeira vez que dizia um texto à frente de tanta gente e ficou nervosa!
O mais interessante é que nunca nenhuma destas personagens fez rádio!Mas acharam-se no direito de gozar!
Meus senhores, a voz não é tudo!Pode ter-se uma boa voz, mas se não se tiver uma série de outras qualidades perde-se tudo!Tenho um amigo que a primeira vez que disse um texto ninguém deu nada pela voz dele,mas quando o disse sozinho no estúdio,tinha a voz dos grandes locutores de rádio!
A nossa voz revela aquilo que nós somos!Para se ser um bom locutor temos que ser modestos,interessados e nunca podemos achar que somos os melhores!
quarta-feira, março 22, 2006
José Ramos até sempre
Trazias a rádio na voz!Tal como muitos dos amantes da Rádio, tu eras modesto e um excelente profissional!
Apesar de não conhecer o homem conheço a voz e essa fica comigo para o resto da vida!
Rádio para pessoas como nós está muito à frente e além do tempo.A rádio para nós vive no nosso coração,na nossa cabeça até o último minuto da minha vida!
Por vezes deixamos de viver grandes paixões mas vivemos o nosso grande amor pela rádio.
sábado, março 11, 2006
V Encontro da Comunicação
No decorrer da palestra, Augusto Santos Silva, deleneou os novos rumos para a comunicação social.
Serviu-se da Constituição da Republica para explicar as funções da comunicação social.
sexta-feira, março 03, 2006
Amizade...
Felicio
Silvestre

O Silvestre é um lindo cavalo,capaz de tudo perceber.Daqueles seres que nos entendem só com um olhar...
Para ti meu amigo:
Cavalos d'ÁguaSigo por uma estrada em traços de ouro,nos rastros de uma estrela distraída,corredeira dos ventos, voz do tempo,vagas altas em que há melhor caminho.Veios do mar, nos ermos de quimeras,terra firme de todos meus inícios.Recomeço-me inteira na viagem,mares de alma e de lama, navego ímpetos.São versos dos cavalos d'água quegalopam meu destino. Nestes olhos,leitos negros que o sal floriu – meu rumo.Abençoada sina desta estrada!Nasci com o mar nos olhos, sempre úmidos,e o corpo leve, nau a seguir seu prumo.
Fonte:Jornal de Poesia
A Ritinha...

Este é um dos exemplos dos animais em extinção. Embora o seu dono tomarense faça de tudo para lhe dar boa vida,a Ritinha está condenada a ficar sozinha.Estes animais embora sob proteção estão deixados ao abandono,agora que estamos em plena era da mecanização.
"Se nos dermos ao trabalho de folhear uma semana de jornais, veremos como a ameaça de extinção da única raça de burros reconhecida em Portugal, os burros de Miranda, é cada vez mais preocupante. "
Fonte:Jornal de Noticias
quarta-feira, março 01, 2006
Tomarenses de gema procuram-se...
Nabão...
quarta-feira, fevereiro 22, 2006
Uma cena mirabolante...
Ela chamava-se Pocahontas e sonhava ser alguém, tinha nascido com um dom especial, o dom de comunicar.
A cada passo que dava, enfrentava novos obstáculos, cada um melhor que o outro! Estava prestes a desistir foi aí que conheceu o Peter Pan. Este deu-lhe apoio e disse-lhe:” à primeira tenta-se, à segunda tenta-se, à terceira tenta-se e se mesmo assim, o dom continuar, esse é o caminho!”
Os obstáculos continuam, conhece o capitão Gancho, a Cruela, a Madrasta. Estas figuras atormentam-lhe a vida e tornam tudo mais difícil.
Recordando-se do que o seu amigo Peter lhe disse, jura não desistir!
Estava quase a chegar ao fim do caminho e promete não morrer na praia!
Passados dois anos, depois de muitos obstáculos ultrapassados, descobre que o dom nunca se perde! E que a luta sempre se ganha quando se ama esse dom e se decide conserva-lo e desenvolve-lo.