domingo, março 11, 2007

PORTUGUESES OUVEM CADA VEZ MAIS RÁDIO NO CARRO

A rádio em Portugal tem vindo a cimentar as suas potencialidades e a registar uma tendência de aumento do consumo no carro, segundo os dados do Bareme Rádio da Marktest.
O estudo permitiu concluir que o consumo de rádio está cada vez mais «colado» aos ritmos de deslocação diária das populações, ganhando por isso a escuta no automóvel uma importância cada vez mais evidente.
Consequentemente, refere o estudo, assiste-se à concentração da escuta em dois períodos do dia - entre as 08:00 e as 10:00 da manhã e entre as 17:00 e as 20:00 da tarde - períodos normais de deslocação casa/trabalho e vice-versa.
A observação transversal dos vários períodos, mostra que a casa enquanto local de escuta tem uma curva notoriamente descencente em qualquer momento do dia e, por contraposição, o carro tem uma curva notoriamente ascendente mesmo fora dos períodos normais de deslocação.
Ainda segundo este estudo, a perda de escuta em casa é claramente compensada quer pela transferência para o automóvel, quer pela tendência crescente da escuta no local de trabalho.
Entre 1997 e 2006 o consumo de rádio em casa decaiu cerca de 39%, enquanto que a escuta de rádio no carro subiu, no mesmo período, 65%. O automóvel é desde 2005 o local onde mais portugueses ouvem rádio. Ou seja, a primeira evidência é a de que a rádio tem deixado progressivamente o lar e passado para o automóvel.
Fonte: Diário Digital